Times de futebol lançam uniformes rosas em outubro; veja quais
Em homenagem ao mês do Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama, quatro times da Série A anunciaram o lançamento de camisas rosas neste domingo (1 de outubro de 2023). Em parceria com a Umbro, Athletico, Grêmio, Fluminense e Santos divulgaram imagens das camisas pelas redes sociais.
Com um tom de rosa forte, o conceito das quatro camisas traz grafismos que “chamam a atenção para a importância da detecção precoce e do autoconhecimento sobre o câncer de mama”. As linhas presentes no tecido indicam o movimento recomendado para a realização do autoexame.
Apoio a luta contra o Câncer de Mama
“Estamos com a FEMAMA já há muitos anos, juntos nessa luta para que a conscientização possa alcançar cada vez mais pessoas. Essas camisas podem ser vistas por todas como uma bonita mensagem, que mostra às mulheres não só a necessidade do autoexame, como também trazem elementos educativos e simbólicos para incentivar a prática da mamografia anual para detecção precoce”, afirma Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil.
Quais os primeiros sinais de câncer de mama?
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Qual o maior causador de câncer de mama?
- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Sedentarismo (não fazer exercícios);
- Consumo de bebida alcoólica;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
Qual a idade para o câncer de mama?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
Saiba mais: Dia Mundial do Combate ao Câncer: testes inovadores contribuem para tratamentos mais eficazes