Sintomas e técnicas para aliviar cólicas em bebês; aprenda
Quando um bebê começa a chorar devido a cólica gera uma preocupação nos pais, porém é válido informar que a cólica faz parte do desenvolvimento infantil, normalmente ela aparece duas semanas após o nascimento e pode durar até o terceiro mês de vida da criança, porém pode estender mais.
Se você já é mãe sabe que o choro estridente e a expressão de dor dos pequenos sabem o sofrimento que é. Foi comprovado que um em cada cinco recém-nascidos passa por isso e também existem algumas estratégias para aliviar os desconfortos.
Qual é a causa da cólica?
A cólica acontece devido as contrações da musculatura abdominal do bebê, como foi confirmado acima, é um processo natural do corpo e que também faz parte do desenvolvimento da criança e logo nos primeiros meses, o organismo ainda está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal ainda não se formou.
O que causa a cólica no recém-nascido é o processo de adaptação do bebê fora do útero da mãe , o corpo aprende a lidar com o volume do alimento e dos gases, e partir do quarto mês a flora intestinal já é formada e as dores começam a desaparecer.
Porém, além dessa fase de adaptação existem outros fatores que podem intensificar a cólica, não tem como saber o que realmente é a cólica do bebê recém-nascido sem fazer alguns testes.
As causas podem ser:
- Ingestão de ar durante as amamentações
- Gases
- Refluxo
- Intolerância à lactose
- Alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe)
- Doenças inflamatórias intestinais
Esses são alguns exemplos que podem causar a cólica e para evitar esse desconforto no bebê é começar a fazer testes e suspeitar desses pontos acima.
Veja também: Mãe diz que “odeia seu bebê” e internet vai à loucura
Sintomas da cólica
Identificar a cólica no recém-nascido é um dos maiores desafios para os pais, principalmente os pais de primeira viagem, o bebê pode chorar por muitas razões, seja frio, calor, fralda suja e diversos outros, por isso é comum usar um sistema de exclusão para encontrar o motivo do pranto.
Se você já conseguiu eliminar os primeiros itens da lista, o desconforto abdominal pode ser também devido as lágrimas. Veja um pouco mais sobre os sintomas de cólica do recém-nascido:
- choro constante
- movimentos de contorção
- pernas flexionadas em direção ao abdômen
- barriga endurecida
- eliminação de gases
- rosto avermelhado
- mãos com punhos fechados
- expressão de dor e sofrimento.
Veja também: Numerologia: como encontrar o nome ideal para seu bebê