Saiba como é a recuperação da ritidoplastia
A ritidoplastia, cirurgia de rejuvenescimento facial, é amplamente procurada por homens e mulheres acima dos 45 anos e que apresentam elevado grau de envelhecimento da face. Entretanto, poucos sabem quais são os cuidados necessários após o procedimento.
Assim como qualquer cirurgia, a ritidoplastia exige do paciente repouso, higienização da incisão e acompanhamento junto ao cirurgião plástico.
É importante que o indivíduo tenha em mente que a recuperação depende de seus atos, e não seguir a orientação do médico, pode trazer danos irreversíveis.
Para sanar todas as dúvidas acerca do tema, veja como é a recuperação da plástica na face.
Qual o tempo de recuperação da ritidoplastia?
O tempo para que o paciente se recupere da ritidoplastia depende de cada organismo. A média é que, em 30 dias, ele possa retornar as atividades rotineiras — como fazer exercícios físicos, por exemplo.
Para que isso ocorra, o paciente deve seguir à risca as orientações do cirurgião plástico que o atendeu e, a qualquer sinal de infecção, retornar imediatamente ao consultório.
Quais os cuidados em casa após o procedimento?
Após a alta hospitalar, que costuma ocorrer no dia posterior a cirurgia, o paciente deve ter alguns cuidados em casa, sendo eles:
- Não fazer esforço físico;
- Dormir com o dorso elevado, evitando que a face toque no travesseiro;
- Tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião plástico;
- Promover a higienização correta da incisão com sabonete hipoalergênico;
- Não se expor ao sol e, se necessário, use chapéu e filtro solar;
- Não consumir bebida alcoólica;
- Não fumar;
- Alimentar-se de forma correta e manter-se hidratado.
Esses cuidados colaboram para minimizar os riscos pós-cirúrgicos — como infecções — auxiliando para um melhor resultado da ritidoplastia.
Cuidados com os pontos após a ritidoplastia
A ritidoplastia é um procedimento de média a alta complexidade, com uma incisão significativa. São vários pontos que vão de uma orelha até a outra, passando pelo couro cabeludo. Os pontos precisam ser removidos, e isso ocorre 15 dias após a cirurgia.
Passados três dias do procedimento, o paciente deve retornar ao consultório do cirurgião plástico para que o profissional avalie a cicatrização e se os pontos não estão apresentando inflamações e até mesmo infecções.
Após os 15 dias e com a recuperação positiva, os pontos são removidos e o paciente passa a usar uma espécie de faixa, que manterá a musculatura da face esticada, auxiliando a cicatrização e beneficiando o resultado do procedimento estético.
É importante que o paciente use essa faixa por três meses, em média, sendo que nos primeiros 30 dias ela deve ser usada 24 horas, sendo retirada apenas durante o banho.
Posso usar cosméticos após o lifting facial?
Essa pergunta é recorrente nos consultórios. Após a ritidoplastia é necessário que essa mulher deixe de usar dermocosméticos até a retirada dos pontos, ou seja, por 15 dias.
Após esse período, a rotina de skin care pode ser retornada, sendo imprescindível o uso de protetor solar diariamente.
Consultar-se com um dermatologista para ter a indicação dos produtos adequados pode colaborar no tratamento de rejuvenescimento facial.
É importante evidenciar que esses e demais cuidados após a ritidoplastia são informados pelo médico responsável e, por vezes, pode variar de pessoa para pessoa.
Leia mais: O que é rinoplastia secundária?