Qual antialérgico gestante pode tomar?
Saber qual antialérgico gestante pode tomar é uma dúvida comum na gravidez. Afinal, esse é um período em que o corpo da mulher se transforma para formar uma nova vida.
Logo, as mulheres grávidas precisam ter alguns cuidados especiais. Principalmente, com os medicamentos utilizados durante a gravidez.
Foi pensando nisso que elaboramos o artigo de hoje. Mas, não se esqueça: as informações que disponibilizamos aqui não substituem a necessidade de uma consulta médica.
Então, se você precisa tomar remédios durante a gestação, o ideal é procurar um especialista em ginecologia e obstetrícia. E não tome remédio sem prescrição médica.
Dito isto, confira a seguir qual antialérgico gestante pode tomar e tire suas dúvidas.
Qual antialérgico gestante pode tomar: uso de remédios durante a gestação
Antes de tudo, saiba que os medicamentos devem ser evitados o máximo possível na gestação. Pois, muitos deles podem causar complicações e interferir no desenvolvimento do feto.
Mas, segundo ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, é muito comum a ocorrência de problemas alérgicos na gestação. Entre as doenças alérgicas mais comuns nesse período podemos citar:
- Asma;
- Renite alérgica;
- E a dermatose alérgica.
Esses problemas afetam a qualidade de vida das gestantes. Além disso, os problemas com alergia estar presentes desde antes da gestação.
Portanto, não é incomum que algumas mulheres já estejam em tratamento antialérgico (imunoterapia) ao ficarem grávidas. No entanto, os problemas com alergia também podem aparecer durante a gravidez.
Antialérgicos na gravidez: pode ou não pode?
Sim, é possível tomar antialérgicos durante a gravidez. Pois, a própria ASBAI destaca que a gestante não precisa sofrer com alergias.
A associação também alerta que as vacinas para imunoterapia podem prosseguir durante a gestação. Ou seja, não é necessário parar o tratamento antialérgico iniciado antes da gravidez.
Mas, se o seu médico solicitar a interrupção do tratamento, você deve obedecer a ordem médica.
A ASBAI também recorda que o tratamento para alergia não deve ser feita apenas com medicamentos. Pois, a gestante também deve manter a casa livre de ácaros. Além de ficar longe de qualquer tipo de poeira e fumaça de cigarro.
Então, qual antialérgico gestante pode tomar?
Conforme a ASBAI, todos os antialérgicos, também chamados de anti-histamínicos, podem ser consumidos na gravidez. Portanto, a grávida que precisar de antialérgicos tem opções.
Nesse contexto, a clorfeniramina, a loratadina e a difenidramina estão entre os antialérgicos mais seguros durante a gestação. Mas, é importante destacar: esses medicamentos e, quaisquer outros, só devem ser usados com prescrição médica.
Outro ponto importante é que alergia normalmente não é perigosa para o bebê. No entanto, pode afetar a mãe de diferentes formas. Por exemplo, pode afetar a qualidade do sono, o apetite e até a questão emocional.
Então, se alergia está incomodando você na gestação, procure um médico ginecologista ou obstetra para solicitar uma avaliação. E, se for o caso, começar um tratamento.
Qual antialérgico gestante pode tomar se nunca fez imunoterapia para alergia?
O entendimento entre os médicos especialistas em alergia e imunologia é que é contra indicado começar a imunoterapia na gestação. Além disso, não é recomendado utilizar antialérgicos nos três primeiros meses da gravidez.
No entanto, é sempre necessário avaliar os riscos e os benefícios caso a caso. Já que em situações mais graves, o médico pode sim receitar antialérgicos para gestante.
Portanto, de um modo geral temos as seguintes situações:
- Não iniciou o tratamento antes da gestação: recomenda-se não começar na gravidez;
- Está na fase de progressão inicial (inicio): recomenda-se suspender o tratamento e voltar após o parto:
- A gestante está na fase de manutenção do tratamento: é permitido continuar com as doses mensais de antialérgicos.
Outra dica dos médicos especialistas é que as mulheres alérgicas procurem um especialista em alergia antes de engravidar.
Conclusão gravida pode tomar antialérgico
De uma forma geral, as grávidas podem tomar qualquer tipo de antialérgico. Mas, o uso deve ser feito apenas sob supervisão médica.
Vale lembrar o antialérgico são receitados de forma individual, conforme o caso de cada gestante. Portanto, não se automedique. Procure seu ginecologista ou obstetra, e se informe antes.
Agora que você já sabe que gravida pode tomar antialérgico e qual antialérgico gestante pode tomar, ficou com alguma dúvida? Comente!
Post anterior: Maquiagem para peles maduras: 4 dicas simples e úteis