Pelo bem da sua casa, JAMAIS coloque estas coisas no micro-ondas
O micro-ondas é um eletrodoméstico que não pode faltar na cozinha, todo mundo quer ter um, pois além de ser prático e versátil é simples de mexer e ajuda muito na hora da correria do dia a dia a preparar e esquentar as refeições.
Porém, é necessário informar que esse eletrodoméstico precisa de algumas precauções, para não causar danos do eletrodoméstico e também proteger a saúde das pessoas.
Por isso trouxemos esse texto com algumas dicas de quais itens que não devem ser colocados dentro do micro-ondas e também os motivos para não fazer isso. Acompanhe!
Coisas que você não deve usar no micro-ondas
- Recipientes de isopor
Esses recipientes são feitos com espuma de poliestireno, e ao ser colocado dentro do micro-ondas elas podem liberar substâncias químicas nocivas assim que começarem a serem aquecidos, a partir disso, as substâncias podem contaminar os alimentos e causar riscos à saúde, como por exemplo câncer e infertilidade.
- Plásticos
Vale ressaltar que por mais que tenha plásticos que vão dentro do micro-ondas, não são todos que podem, precisam ser os próprios é preciso ter muita atenção.
Os plásticos que são próprios para uso no micro-ondas têm um símbolo de três ondas na parte inferior, se caso não tiver esse símbolo ele pode derreter ou liberar uma substância química tóxica assim que começar a esquentar.
- Utensílios de metal e aço inoxidável
Os metais também são condutores de calor e se caso forem para o micro-ondas pode causar incêndio.
- Folha de alumínio
Continuando na categoria de condutor de calor, a folha de alumínio também é uma, e assim que for colocada dentro do micro-ondas podem causar faíscas ou incêndio.
- Caixas de papelão e sacos de papel
Evite também colocar dentro do micro-ondas coisas de papelão ou sacos de papel, eles têm uma camada de plástico ou metal e isso pode provocar incêndio.
Veja também: Qual a diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico?
- Talheres de metal antigos
Outra dica que não pode faltar são os talheres de metal antigos que podem ter resíduos de chumbo e outros de matais pesados, tudo isso pode passar para os alimentos.
- Pimenta picante
O elemento responsável pelo ardor das pimentas, capsaicina, pode ser liberada quando estão sendo aquecidas, e isso causa irritação na pele e no olho.
- Alimentos congelados
Outra dica que as pessoas precisam saber é que os alimentos congelados no micro-ondas podem causar um cozimento desigual e levar a contaminação de bactérias.
Por isso, para evitar acidentes e preservar a saúde é preciso tomar cuidado com o que usa no micro-ondas.
Veja também: Meio limão e nada mais! É o que precisa para LIMPAR o micro-ondas AGORA