Passo a passo para saber se o seu WhatsApp foi clonado
O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais populares do mundo, mas também é um alvo para atividades maliciosas, como a clonagem de contas. A clonagem do WhatsApp ocorre quando alguém consegue acesso não autorizado à sua conta, permitindo-lhes ler suas mensagens e até mesmo se passar por você.
Quais os métodos usados para proteção da conta?
Diante disso, muitos adotam alguns métodos para se protegerem, como criar senhas fortes para desbloquear o celular e evitar roubo de dados; bloqueio de links maliciosos, entre outros fatores. No entanto, apesar dos métodos defensivos, existem maneiras de identificar se seu WhatsApp foi realmente clonado.
Saiba como é o passo a passo:
- Acesse o WhatsApp no seu smartphone Android;
- Clique nos três pontos que aparecem na parte superior da tela;
- Nesse momento, você poderá encontrar todas as opções do menu do app;
- Escolha a opção “Aparelhos conectados”;
- Pronto! Você poderá conferir todos os aparelhos conectados ao seu WhatsApp.
Caso algum aparelho seja identificado como desconhecido, você pode desconectá-lo manualmente. Muitas pessoas também optam por postar alguma foto informando que possíveis golpistas possam estar utilizando sua conta, o que protege seus contatos sobre possíveis mensagens recebidas, seja pedindo dinheiro ou algo semelhante.
Tive meus dados vazados. E agora?
Se você teve seus dados vazados no WhatsApp, é possível solucionar o problema de algumas formas. Um dos métodos de segurança mais eficazes do mensageiro é a verificação em duas etapas, que impede que golpistas tenham acesso direto a sua conta. Para ativá-lo, basta:
- Clique nos três pontinhos que aparecem na parte superior da tela;
- Em seguida, escolha a opção “Configurações”;
- Clique em “conta”;
- Logo depois, clique em “confirmação em duas etapas”;
- Toque em “ativar”.
Fazendo isso, todas as vezes que alguém tentar entrar em sua conta, um código em seu celular irá aparecer, permitindo ou não o login.
Saiba mais: Modo “amigo secreto” do WhatsApp: leia mensagens sem ninguém saber