Mãe diz que “odeia seu bebê” e internet vai à loucura
O comportamento de uma mãe diante do seu filho recém-nascido gerou um grande debate sobre a importância da ajuda e suporte para mães no período de puerpério. No vídeo que circula nas redes sociais, o pai do bebê mostra a mãe em um ataque de fúria gritando que odeia o filho.
Em apenas 6 segundos de vídeo é possível ver a adolescente gritando “Eu te odeio!” para o bebê enquanto o marido que a filma tenta acalmá-la. “Eu odeio o bebê! Eu odeio ele!”, grita a mulher.
Diversas reações sobre o vídeo
As milhares de pessoas que assistiram e comentaram o vídeo, se mostraram preocupadas com a situação e, mesmo tendo opiniões diferentes, elas concordam que a mulher precisa de ajuda seja do marido ou de profissionais.
“Raiva, depressão e psicose pós-parto precisa de mais atenção. É real e assustador e isso pode acontecer com qualquer uma. Meu coração bate por essa mãe e seu filho”, escreveu uma internauta.
Muitas pessoas comentaram dizendo que entendem a mulher que atravessa um momento difícil: “Ninguém está culpando a mãe, eu como mãe e alguém que conhece muitas mães, sei que isso é comum e precisamos entender”, escreveu outra internauta.
“Tenho muito orgulho de conhecer as descobertas recentes sobre o pós-parto. Espero que eles consigam ajuda antes que ela faça algo que se arrependa”, escreveu outra pessoa.
“Que tristeza. Isso é real, as desilusões e psicoses fazer você ser outra pessoa. Espero que ela receba amor e ajuda”, disse outra usuária.
O que é depressão pós parto?
A depressão pós-parto é uma doença que acomete mulheres após o parto.
Essa condição é definida como uma profunda tristeza que pode trazer consequências tanto para mãe como o bebê, pois há comprometimento do vínculo entre eles, que pode inclusive não ocorrer.
Quais os sintomas da depressão pós parto?
A depressão pós-parto pode passar despercebida ou ser menosprezada, o que é um grande risco.
Alguns sintomas que sugerem um quadro depressivo e devem ser valorizados:
- Falta de interesse por atividades diárias que anteriormente eram prazerosas.
- Perda ou ganho de peso rápido;
- Insônia ou excesso de sono
- Cansaço extremo;
- Ansiedade e excesso de preocupação;
- sentimento de menos valia.
- Sentimento de culpa;
- Tristeza profunda;
- Dificuldade para se concentrar e tomar decisões;
- Vontade de prejudicar ou fazer mal ao bebê ou a si própria
O que provoca depressão pós-parto?
Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.
Saiba mais: Depressão pós-parto: sinais, sintomas e como evitar O PIOR