Aprenda a misturar limão e vinagre do jeito certo para deixar móveis brilhando
Manter os móveis de madeira sempre bem cuidados e brilhantes é essencial para que a beleza dos mesmos seja preservada por muito mais tempo, assim como a durabilidade. E a boa notícia é que quem busca chegar a esse resultado não precisa comprar produtos caros: com ingredientes bem simples, baratos e naturais, como limão e vinagre, já é possível cuidar dos móveis em questão da maneira como eles merecem.
E, no artigo a seguir, será possível aprender mais sobre como usar esses ingredientes da forma correta, a fim de que as superfícies de madeira estejam sempre impecáveis.
Limão e vinagre são suficientes para que as superfícies de madeira estejam sempre brilhantes
Antes de mais nada, obviamente, é preciso se certificar de ter em casa os ingredientes necessários para o preparo da “misturinha mágica” de limão e vinagre, já nas quantidades certas de cada um deles.
Segue lista dos três itens necessários nesse preparo:
1. Vinagre branco (200 ml)
2. Suco de limão (150 ml)
3. Azeite (1 colher de sopa, sendo este um ingrediente opcional)
Tanto o limão quanto o vinagre branco são itens que possuem propriedades polidoras, sendo perfeitos quando se trata de deixar as superfícies de madeira bem cuidadas e sempre brilhantes.
Isso sem citar o fato de que eles também atuam contra a opacidade e a favor da remoção de manchas persistentes. O azeite, por sua vez, deixa a madeira nutrida e brilhante, e por isso acaba entrando como ingrediente na receita.
E, no que diz respeito ao procedimento de preparo, não há segredo:
Deve-se misturar os ingredientes em um borrifador, misturando vigorosamente caso o azeite também seja usado.
Pronto!
A solução natural que atua a favor da beleza da madeira já estará pronta, lembrando que ela também pode ganhar um cheirinho especial e, para isso, é só acrescentar algumas gotas de algum óleo essencial.
Veja também: Não gostam de PAZ! Estes signos arrumam confusão o tempo todo
Como usar a mistura de limão e vinagre na limpeza de móveis
Depois que a mistura estiver pronta, será hora de aprender como e quando ela pode ser utilizada. E existem exatamente 3 usos aos quais ela se adequa perfeitamente:
1. Na limpeza diária, sendo borrifada diretamente sobre o móvel, que depois deverá ser limpo com uma esponja ou com um pano macio;
2. Na remoção de manchas persistentes, devendo ser aplicada sobre a mancha. É preciso esfregar de forma suave com uma escova de dentes ou com um pano;
3. Na remoção de opacidade, sendo que a área afetada também deverá receber a mistura, que precisará agir ali por 30 minutos. Depois, deve-se usar um pano de lã para secar o local.
E, claro: depois da limpeza, é preciso haver de fato uma secagem, de modo a não surgirem danos causados pela umidade.
E, por falar em danos que devem ser evitados, é imprescindível frisar que, antes da limpeza em si, vale a pena fazer um teste em uma área do móvel que não seja visível, para verificar se a mistura de limão e vinagre de fato irá agir como o esperado.
Estando tudo certo, ela pode ser aplicada nos móveis e em outros itens de madeira, como relógios.
Veja também: Mulheres usam copo de requeijão para reduzir barriga; veja vídeo