Dormir com cabelo molhado: quais os riscos?
Se você se acostumou a dormir com cabelo molhado, saiba que essa prática pode deteriorar muito sua fibra capilar e custar a beleza do seu cabelo.
Dormir com cabelo molhado danifica fortemente o cabelo. O motivo? Sob a ação da água, as escamas de queratina da fibra capilar aumentam e se soltam. A barreira protetora que eles formam é então enfraquecida. O cabelo, que se tornou poroso, é então mais sensível a agressões externas.
Assim como não devemos dormir com cabelo molhado, é ruim pentear o cabelo molhado. Isso promove a quebra da fibra. Além disso, eles perdem o brilho e ficam sem hidratação.
Depois de tomar banho à noite, muitas vezes somos tentados a dormir com cabelo molhado, sem primeiro secá-lo. Esse hábito é ruim para a saúde, mas também para a nossa rotina capilar. Saiba mais a seguir….
QUAIS OS RISCOS DE DORMIR COM CABELO MOLHADO?
Você certamente é uma das pessoas que lavam o cabelo no dia anterior, para evitar ter que se levantar mais cedo pela manhã. É até provável que você não hesite em ir para a cama enquanto eles ainda estão molhados…
Bem, saiba que esse ritual é particularmente prejudicial ao seu cabelo!
Quando o cabelo está molhado, é muito mais frágil do que o normal. Suas cutículas estão abertas e isso torna todo o seu cabelo mais sensível e, portanto, mais propenso a ficar emaranhado.
Dormir com cabelo molhado também podem causar resfriados e outros problemas de saúde. Durante a noite, o cabelo molhado repousa no pescoço, o que pode causar torcicolo, dor e outras dores musculares quando você acorda. O crânio também sofre. As dores de cabeça se multiplicam e as enxaquecas se tornam recorrentes quando se levantam.
Além disso, a umidade é uma fonte de bactérias. Adormecer com o cabelo molhado significa literalmente deixá-lo criar um ninho bacteriano. Isso pode criar eczema ou infecções fúngicas.
Mas isso não é tudo. Seu cabelo molhado também criará um ambiente úmido, já que sua fronha mergulhará em contato com seu cabelo. O risco? Veja fungos aparecerem neste ambiente propício à sua proliferação.
O cabelo danifica mais facilmente à noite, já que, ao dormir, você tende a se mover muito. Os movimentos feitos durante o sono fazem seu cabelo esfregar contra os lençóis e, como eles têm suas cutículas abertas, isso tornará seus cabelos quebradiços.
QUAL É A SOLUÇÃO?
Enquanto você dorme, sua temperatura corporal aumenta. Então você cria um “efeito sauna” que interrompe o equilíbrio do couro cabeludo, tornando-o mais sensível à irritação.
Se os fungos estiverem naturalmente presentes no cabelo, os travesseiros podem ser um terreno fértil para esses organismos patogênicos.
Para esse problema, existem duas soluções muito simples: ou você lava o cabelo pela manhã e o seca adequadamente com uma toalha absorvente.
Para proteger sua fibra capilar, certifique-se de usar um dispositivo de qualidade e secar suavemente a uma temperatura média.
Finalmente, para evitar o menor atrito contra o travesseiro e evitar danificar seu cabelo, opte por uma touca de qualidade, de preferência feita de seda. Naturalmente, este material destina-se a manter a hidratação do cabelo, evitando o aparecimento de frizz.
Como você deve ter entendido, é melhor secar o cabelo ao ar livre ou em um secador e nunca dormir com cabelo molhado..
No entanto, você pode minimizar os riscos para sua saúde e cabelo adotando hábitos para sua rotina capilar. O primeiro é aplicar óleo de coco, um ingrediente para cuidados com os cabelos, saúde e pele, que tem um poder protetor contra a quebra relacionada à umidade.
Post anterior: Kaiak vital feminino é bom? Saiba tudo aqui!