Dicas de como esterilizar mamadeiras e chupetas
Bons hábitos de esterilização podem prevenir doenças e infecções no seu bebê.
Zelar pela saúde dos filhos é um dever dos pais, sobretudo após o nascimento, quando o sistema imunológico dos bebês ainda está em formação. Dessa forma, esterilizar mamadeiras, chupetas e outros objetos é uma maneira de prevenir doenças e infecções.
A esterilização consiste em ferver os utensílios na água por cerca de cinco minutos, portanto, pode ser feita através de vários meios, como esterilizador elétrico, micro-ondas e fogão.
No entanto, o primeiro passo é lavar os itens com água, sabão neutro e escova própria para mamadeira, se for o caso, para remover quaisquer resíduos de sujeira que existam. Além disso, também é importante higienizar as mãos com sabão antibacteriano ou álcool 70%, para evitar a recontaminação dos objetos higienizados e/ou esterilizados.
Agora que você entende a importância da esterilização para a saúde do seu filho e sabe quais cuidados devem ser tomados, confira como esterilizar os utensílios do bebê em cada um dos meios possíveis.
Esterilizador elétrico
O esterilizador elétrico foi desenvolvido especialmente para esterilização e, por esse motivo, é um dos métodos mais populares e utilizados para esterilizar as mamadeiras e chupetas dos pequenos.
Facilmente encontrado em qualquer loja de produtos para bebês, o aparelho é capaz de desinfetar entre cinco e seis mamadeiras de uma só vez em apenas cinco minutos. Veja o passo a passo de como usá-lo:
- insira a quantidade de água indicada nas instruções do produto (um esterilizador com capacidade de até seis mamadeiras precisa de cerca de 200ml);
- após higienizar as mamadeiras, ponha todas elas no esterilizador (bicos virados para cima e mamadeiras viradas para baixo);
- confira se o aparelho está bem vedado para que o vapor não escape;
- ligue o esterilizador pelo tempo indicado nas instruções (normalmente não passa de dez minutos);
- quando o processo for finalizado, espere as mamadeiras esfriarem antes de retirá-las do aparelho.
Vale ressaltar que, desde que a tampa não seja removida, as mamadeiras podem permanecer dentro do esterilizador por até seis horas. Contudo, ao serem retiradas, as mamadeiras precisam ser remontadas o mais breve possível para evitar uma nova contaminação.
Micro-ondas
No micro-ondas, a esterilização pode ser feita com um recipiente de plástico, vidro ou esterilizador próprio para micro-ondas, semelhante ao elétrico.
O passo a passo também é bastante simples:
- coloque as mamadeiras no recipiente escolhido e cubra com água;
- leve ao micro-ondas e deixe por 8 minutos em potência máxima (no caso do esterilizador, siga as instruções do fabricante);
- por fim, guarde as mamadeiras em um pote com tampa e certifique-se de que ele está bem vedado.
Fogão
É perfeitamente possível esterilizar as mamadeiras do seu bebê usando apenas o fogão e uma panela. Não é necessário comprar uma panela específica para isso, mas é recomendado utilizar sempre a mesma para minimizar os riscos de contaminações. Além disso, vale ressaltar que, ao utilizar essa técnica, tanto a mamadeira quanto os bicos podem ter a vida útil reduzida.
Veja o passo a passo de como esterilizar as mamadeiras e as chupetas do seu filho no fogão:
- encha uma panela com água fria e insira os objetos, deixando-os totalmente submersos. Ponha um prato pesado ou uma tigela em cima da panela para que as mamadeiras e bicos permaneçam submersos;
- após a água levantar fervura, deixe ferver por mais dez minutos.
- deixe os objetos secarem naturalmente e guarde-os em um pote com boa vedação.
Desde que você não retire a tigela ou prato de cima da panela, os itens podem permanecer por lá durante algumas horas, entretanto, é indicado removê-las e montá-las assim que esfriarem. As mamadeiras podem ser utilizadas por um período de 24 horas antes de precisarem ser esterilizadas novamente.