Atenção, MULHERES: INSS avisa que já começou a fazer ligações
Ei, mulher, nesta segunda-feira (25) o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – começou a ligar para todos os segurados que estão aguardando uma perícia médica para concessão de benefício pela categoria incapacidade temporária, mais conhecido popularmente como auxílio-doença, com mais de 45 dias.
O principal objetivo dessa ação é antecipar o benefício através do Atestmed. Em nota, o INSS também informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela do segurado quando a ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica ou avaliação social, vale ressaltar que esse número não recebe chamada e nem possui WhatsApp.
Comunicado em nota do INSS
“Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, basta fazer uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato.”
Esse comunicado destaca que o órgão do INSS não entra em contato com o segurado para pedir informações de documentos ou fotos para comprovar a biometria facial, número de conta ou a senha. O órgão só entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta ou passar informações sobre requerimento e outros tipos de serviços.
O governo pretende reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar até o mês de dezembro com fila de requerimentos dentro do prazo legal que é de até 45 dias.
Fila de pedidos INSS
Atualmente, a fila de pedidos que precisa passar por perícia para ter a concessão do benefício está grande, está em 1,1 milhão de pessoas:
- 627 mil perícias médicas iniciais
- 250 mil avaliações de exames para BPC (Benefício de Prestação Continuada)
- 300 mil de outras perícias.
Veja também: Mulheres que estão no INSS poderão se capacitar DE GRAÇA; entenda
Prazo
Vale destacar que o prazo máximo para concessão do benefício por meio do Atestmed é 180 dias e se o segurado tiver o benefício negado, ele tem o prazo de até 15 dias para realizar o novo requerimento.
Além disso, o envio da documentação necessário para a concessão do benefício por incapacidade temporária precisa ser feito através dos canais remotos de atendimento:
- Meu INSS (disponível por aplicativo ou página web)
- Central de Atendimento 135
Esses requerimentos feitos por meio da central ficarão pendente até que os documentos sejam anexados.
Veja também: 2 NOVOS golpes estão atormentando os aposentados do INSS