Apps de namoro em 2023: é possível aproveitar em segurança?

Os serviços de namoro digital são cada vez mais populares em todo o mundo, especialmente após a chegada de aplicativos rápidos e diretos como o Tinder e Grindr. É fácil entender o apelo desses aplicativos – eles oferecem a oportunidade de conhecer pessoas novas para um encontro casual ou potencialmente encontrar um relacionamento romântico de forma rápida, fácil, e acessível. No entanto, também é importante reconhecer os perigos potenciais associados ao uso desses aplicativos e tomar medidas para usá-los com segurança.

Como qualquer tecnologia, seu uso pode ser positivo ou negativo, e muitos golpistas se aproveitam da confiança em apps como o Tinder para encontrar potenciais vítimas. Há diversos exemplos de experiências negativas com essas plataformas, incluindo assédio, abuso e até mesmo violência. 

É importante mencionar que as mulheres são frequentemente as vítimas mais comuns de assédio e violência em aplicativos de namoro. Por isso, é ainda mais importante que as usuárias estejam cientes dos perigos e saibam formas de usar apps como o Tinder de maneira segura. Confira as dicas de nossa equipe.

Verifique a autenticidade do perfil

Antes de começar a conversar com alguém no Tinder ou outro aplicativo de namoro, tente descobrir se é um perfil verdadeiro. O uso de perfis falsos em redes sociais e plataformas de encontros é conhecido pelo termo catfish e é a base da grande maioria dos golpes ou problemas enfrentados nessa categoria de app. Guias como o publicado pela ExpressVPN são importantes para aprender como reconhecer esse tipo de perfil.

Os perfis falsos podem ter inúmeras motivações, desde alguma insegurança com a própria imagem até o desejo de causar algum tipo de dano emocional, violência ou golpe financeiro. O fenômeno é tão comum que originou um reality show (com versão brasileira) de nome similar – Catfish – que era dedicado a encontrar a pessoa real por trás dos perfis falsos na internet. Milhares de pessoas das gerações que cresceram com a internet relatam já ter passado por meses de envolvimento com alguém e, no fim, sofrerem com o sumiço ou com a realidade de alguém completamente diferente do outro lado da tela. 

Converse por um tempo antes de se encontrar pessoalmente

Alguns aplicativos de namoro são quase completamente dedicados a encontrar rapidamente um parceiro – sem muito apego. Perfis simplificados, duas a três fotos, e uma medida da distância costumam ser os únicos critérios antes do match. No entanto, é importante controlar a tentação e conversar com a pessoa por um tempo antes de marcar o encontro – especialmente para mulheres. 

A conversa não precisa necessariamente ter algum teor específico de romance, mas é interessante tentar fisgar informações como os desejos da pessoa, onde mora, relação com a cidade onde está, hábitos cotidianos e, principalmente, garantir que o comportamento esteja de acordo com suas preferências e grau de conforto. Encontrar possíveis conhecidos em comum é ainda mais valioso, já que garante uma camada extra de segurança. 

Compartilhe seu plano com alguém

Se você está conversando com uma possível paquera online e tudo já está encaminhado para um encontro, não seja a única pessoa ciente disto – avise familiares e, se preferir, amigos e amigas sobre a data de seu encontro, como se conheceram, o nome e descrição geral da pessoa, e o horário que planeja voltar. 

Atualmente, smartphones com Android ou iOS possuem recursos de SOS emergencial que podem ser ativados discretamente através do botão de liga e desliga. Esse recurso permite definir contatos de segurança que, caso a emergência seja ativada, receberão sua localização em tempo real, uma mensagem automática pedindo ajuda, e uma fotografia. É interessante habilitar essa opção nos ajustes do celular e avisar os contatos dessa possibilidade. 

Escolha um local público e confie em seus instintos

Ao escolher um local para se encontrar pessoalmente, certifique-se de que seja um local público e em um horário que favoreça o tráfego de pessoas. Evite lugares isolados ou que possam ser perigosos, e garanta que você possua acesso fácil a uma rota de volta para casa – seja através de um carro próprio, carona de um conhecido, transporte público ou apps como Uber e 99. 

Se você se sentir desconfortável com alguém que está encontrando, por qualquer motivo – desde uma sensação ruim no fundo da mente até medo genuíno de algum comentário ou posicionamento, é importante confiar em seus instintos e sair da situação o mais rápido possível. Não se sinta obrigado a continuar conversando com alguém que o faz se sentir desconfortável ou que não respeita seus limites.

Os aplicativos de namoro podem ser uma opção ideal para quem quer encontrar novas pessoas mas ainda sofre com um cotidiano atarefado, dificuldades para sair de casa, timidez ou ansiedade em público, ou poucas oportunidades para encontrar desconhecidos – no entanto, a segurança deve ser a maior prioridade, e é preciso valorizar nossa saúde mental e física acima de qualquer potencial parceiro. 

você pode gostar também