Sintomas de ALERTA: você está comendo MUITO AÇÚCAR
Muitas vezes, depois de um dia exaustivo de estudos ou de trabalho, a vontade de chegar em casa e comer um doce é quase incontrolável. Porém, é extremamente importante ter atenção para não consumir muito açúcar, uma vez que este hábito tão específico, e que aparenta ser tão inofensivo, definitivamente pode acabar com a saúde de uma pessoa.
Ocorre, porém, que nem todos sabem identificar o excesso, assim como nem todos sabem que o próprio corpo costuma emitir sinais de que é preciso haver uma mudança na alimentação.
E todos esses sinais podem ser conferidos no decorrer da leitura a seguir.
Os sinais que o corpo dá, quando uma pessoa está consumindo muito açúcar
A sensação constante de fome
Segundo um estudo cujos resultados foram publicados na renomada revista Nutrición Hospitalaria, o açúcar fornece uma sensação de saciedade maior do que aquela encontrada nos carboidratos. Porém, esta sensação dura pouco tempo, levando à fome rapidamente.
E quando este fator é unido a uma dieta pouco saudável e ao sedentarismo, a obesidade e o sobrepeso podem rapidamente aparecer. Logo, quando alguém sente fome o tempo todo, pode ser pelo fato de que está comendo muito açúcar.
O cansaço frequente
De modo geral, as bebidas que têm glicose tendem a dar energia, evitando a fadiga e o cansaço, não sendo à toa que muitos atletas fazem uso de algumas delas.
Porém, a longo prazo os resultados disso tendem a ser desanimadores, conforme explicado pelos responsáveis por pesquisas realizadas pela Universidade Metropolitana de Cardiff. Afinal, como eles puderam perceber, quem deixar de consumir o açúcar refinado passa a ter mais humor e menos fadiga.
Logo, quem se sente cansado o tempo todo definitivamente precisa rever o tanto de açúcar que está consumindo.
A fraqueza nos dentes
O açúcar em excesso, quando somado à higiene bucal precária, enfraquece o esmalte presente nos dentes, pois o alimento em questão é ingerido pelas bactérias que desgastam o esmalte em questão.
Este cenário inevitavelmente pode levar às temidas cáries e, ainda, deixar os dentes quebradiços.
O envelhecimento da pele
De acordo com uma publicação da revista Clinics in Dermatology, consumir muito açúcar também envelhece a pele de forma mais rápida.
E isso ocorre porque o açúcar é capaz de criar moléculas que causam danos à elastina e ao colágeno presente neste órgão.
As articulações doloridas
Este sintoma não é tão comum, mas também costuma aparecer. Inclusive, existem pesquisas que mostram o consumo de refrigerante como sendo um dos grandes vilões no que diz respeito ao surgimento da artrite reumatoide no público feminino.
E isso por conta de moléculas que causam inflamações que, por sua vez, levam à dor.
Veja também: Mude VOCÊ TAMBÉM! Este é o segredo de cozinha que vale ouro
A concentração também é consideravelmente afetada
Quando há muito açúcar no sangue, a capacidade de concentração e as habilidades cognitivas também são afetadas. E, o pior: pode levar o cérebro a querer cada vez mais a energia deste alimento, para funcionar corretamente.
Dentro desse contexto, é comum que a pessoa às vezes se sinta com dificuldade para se concentrar, como se o pensamento estivesse “embaçado”.
Veja também: Mãe permite filhas falarem palavrão e viraliza nas redes sociais