10 DICAS INCRÍVEIS para a SAÚDE DA MULHER: TUDO que você precisa saber AGORA!
O corpo da mulher é algo magnífico e cheio de surpresas, é um mistério. Além de ser marcado por fases, ele é mais complexo, tem vários hormônios que atuam e dependem do ciclo menstrual e ao contrário do que todas pensam, não influenciam apenas na questão reprodutiva e sim também no humor, disposição e diversos outros fatores.
Marianne Pinotti, que é ginecologista e obstetra e doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e também cirurgiã do Grupo de Oncologia mamária e pélvica da Beneficência Portuguesa de São Paulo listou 10 dicas para a saúde da mulher.
A primeira consulta ginecológica da mulher
A primeira consulta na ginecologista precisa acontecer em torno dos 12 anos de idade ou um pouco antes, assim que a menina sentir sintoma ginecológico, e um dos sinais mais comuns que acontecem com as meninas são:
- Corrimento
- Surgimento do broto mamário doloroso
- Alterações de humor e sono
- Primeira menstruação
O primeiro contato da menina no ginecologista é para o especialista detectar se existem algum problema relacionado ao aparelho reprodutivo, além disso é bom também para criar um vínculo com a jovem e enxergar o profissional como um “porto seguro” para conversar sobre pontos e aprender a cuidar do corpo.
Veja também: Estes nutrientes podem ajudar você a combater a fadiga e preservar os níveis de energia
Cuidado com a saúde da mulher: antes, durante e depois da gravidez
Percebe-se que o acompanhamento da mulher com ginecologista é extremamente importante, e partir do momento que a mulher decide engravidar é preciso ter alguns cuidados. Vale ressaltar que somente o acompanhamento do pré-natal durante a gravidez não é o suficiente, ou seja, é necessário garantir toda a segurança para a mãe quanto o bebê.
A mulher quando grávida precisa se alimentar bem, fazer exercícios físicos e a reposição de ácido fólico desde 3 meses antes de tentar engravidar. Uma dica essencial para toda mulher é ter o dia no calendário vacinal as sorologias para doenças infectocontagiosas negativas.
As dicas da Marianne Pinotti fazem parte de um novo produto para quem tem assinatura do Globo, o Tem que Ler. Além disso, eles chegaram a reunir grandes 10 nomes da medicina no Brasil que vão dar dicas da longevidade. O interessante é que a cada semana, um profissional de uma área diferente vai dar dicas e orientações em 10 tópicos.
Tudo isso para ajudar os brasileiros a se cuidarem melhor e ter uma boa saúde. São orientações de especialistas e conselhos que são cruciais que podem começar desde a infância até a velhice.
Veja também: Os benefícios do sono para a saúde física e mental