Estado começa a pagar auxílio TEMPORÁRIO de R$ 600,00 para mulheres NESTA situação
Temos uma ótima notícia para as moradoras do Mato Grosso. Até o presente momento são 54 mulheres que já recebem o benefício do cartão “Ser família mulher”, e para quem ainda não conhece é um auxílio temporário para pagar moradia às mulheres que são vítimas de violência doméstica com medida protetiva.
Vale destacar que o Mato Grosso é o primeiro estado a pagar esse auxílio e, além disso, o programa inspirou a lei nacional de auxílio aluguel que foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Como esse benefício é temporário, ele é concedido para as mulheres em até 12 meses, tudo condicionado à validade da medida protetiva e se caso for necessário pode ser prorrogado por um período igual, ou seja, por mais um ano com uma justificativa técnica.
As mulheres começaram a receber no mês de agosto desse ano o valor de R$ 600,00.
Posicionamento da Secretária de Assistência Social
Graziele Bugalho, que é secretária de assistência social e cidadania, enfatizou que esse programa dará oportunidade de escolha às mulheres, elas vão poder escolher morar junto com alguém da família e poder ajudar nas despesas da casa.
Uma mulher que foi vítima e que atualmente mora em uma kitnet junto com o filho, disse que morou com o agressor por 10 anos e que essa nova rotina já está tendo impacto no desenvolvimento do filho, a mulher disse “É bem mais tranquilo né? Vai pra escola, volta. Tem uma vida normal, não é aquela gritaria, ‘cervejairada’, ‘brigação’, cheio de gente usando drogas.”
Outra mulher que também foi vítima de agressão, teve coragem de denunciar o agressor e que apesar das dificuldades ela vive com as três filhas, ela enfatiza “A gente fala ‘Será que eu fiz certo?’ mas mesmo com dificuldade, eu vou mostrar a elas que não é isso que elas merecem”.
Conforme as informações do Monitor da Violência, mais de 50 mil mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de agressão no ano de 2022. Além disso, a pesquisa ainda destacou que a cada 6 horas, uma mulher foi vítima de feminicídio. E no Mato Grosso, mais de 12,1 mil mulheres são vítimas de violência doméstica.
Veja também: Cabelos sem frizz: tendência simples e econômica tem ganhado popularidade entre mulheres
Auxílio temporário para as mulheres (auxílio-moradia)
Conforme a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), para que a mulher tenha direito ao auxílio-moradia, são aquelas que passam por situação de violência e estar em medida protetiva, e de preferência acompanhada pela Patrulha Maria da Penha e também estar dentro dos limites de renda (que é até um terço do salário-mínimo).
Lembrando que as mulheres que têm filhos entre zero e cinco anos terão prioridade. Após essa validação da Setasc, o valor é depositado nos cartões e eles são enviados para às mulheres que são beneficiadas com o programa. Em Cuiabá, as entregas desses cartões são feitas pelas delegacias.
Agora nos municípios do interior, os cartões são enviados para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) ou para o Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Veja também: Como ser uma mulher poderosa: todas as mulheres podem ser