Vai mudar seu filho de escola? Veja cinco dicas para acertar na escolha
Troca de ambiente gera impactos na sociabilidade e educação da criança
Escolher uma boa escola para o seu filho pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais se a criança sempre estudou no mesmo lugar. Desapegar dos amigos e funcionários é desafiador. Porém, caso a mudança seja necessária, os pais precisam abrir o diálogo com os filhos e acolher todos os sentimentos, ponderando o que é mais importante.
É fundamental levar em consideração que aquele ambiente fará parte da vida do seu filho para sempre, pois é lá que sua mente será desenvolvida e desafiada. Além disso, é na escola onde as habilidades sociais começam a se formar.
Também vale lembrar que para os pais essa decisão não é nada fácil; quando um filho entra em uma escola, a família “abre mão” de um cuidado temporário e confia que a instituição garante todo o bem-estar que ele teria em casa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que todo esse processo fique um pouco mais simples. Confira:
Projeto Político Pedagógico
Conhecido como PPP, o Projeto Político Pedagógico serve como uma orientação de como a escola será. Ou seja, a identidade daquela instituição, quais são os objetivos daquele lugar, quais são as metas a serem alcançadas pelos profissionais e quais são os sonhos que pretendem realizar.
Por isso, entender a escola em profundidade e avaliar se os valores ali empregados fazem sentido para a sua família é fundamental. Por exemplo, eles valorizam os profissionais formados em uma faculdade de Pedagogia? Acreditam na importância de ciência, arte e cultura? A escola oferece um ensino mais tradicional ou alternativo? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de avaliar uma mudança de escola.
Cuidados básicos
Pode parecer óbvio, mas questionar a escola sobre os cuidados básicos é fundamental para que o seu filho tenha a melhor qualidade de ensino. Pensando nisso, verifique a variedade da alimentação oferecida, questione sobre a higiene do ambiente e fique atento à segurança do local.
Existem pessoas especializadas exercendo cada função para que tudo se mantenha em bons padrões? Não deixe de fazer uma lista com tudo aquilo que acredita ser primordial e tire todas as dúvidas com os funcionários.
Infraestrutura
Ao visitar a escola, preste atenção aos detalhes do prédio e peça para conhecer todos os ambientes. Levar em consideração se a escola oferece quadras poliesportivas, biblioteca, laboratórios, auditórios e espaços de lazer pode fazer toda a diferença quando colocado no papel o que é fundamental para a educação desejada.
Por isso, questione o básico, se o prédio é antigo, se tem vazamentos quando chove, se oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e qual é a qualidade de todo o material utilizado, como cadeiras, lousas e mesas, por exemplo. Porém não deixe de lado tudo o que pode valorizar ainda mais o ensino do seu filho.
Localização
Pensar na rotina da família é essencial para a escolha da melhor escola. Dessa forma, leve em consideração a distância entre a sua casa e as possíveis instituições de ensino, quem o levará para as aulas e se existem opções de fácil acesso.
Por exemplo, caso a criança precise se deslocar com uma van escolar, existe mais de uma opção? Seu filho vai precisar sair de casa com muita antecedência? O caminho que o motorista faz é seguro e confiável?
Leve em consideração o bem-estar da família para que os imprevistos não ocorram com frequência e não prejudiquem o que é essencial para o bom funcionamento do dia a dia.
Mensalidade
Caso opte por uma escola particular, se preparar para a mensalidade é fundamental para que não haja nenhum prejuízo financeiro. Por isso, o ideal é que o valor não ultrapasse 25% da renda familiar.
Muitas escolas oferecem bolsas de estudos ou outras maneiras de descontos. Para isso, converse com a equipe e busque um bom acordo.
Faça contas e tenha certeza de que a escola escolhida está dentro do orçamento. Lembre-se: os gastos na educação incluem atividades, uniformes, materiais, etc.