O que é bom usar para queimadura de sol?
Em dúvida sobre o que é bom usar para queimadura de sol? Então, acompanhe este artigo e aproveite as nossas dicas para tirar as suas dúvidas.
As queimaduras de sol são muito comuns durante o verão. Afinal, a intensidade dos raios ultravioletas é muito maior nessa época do ano.
E essas queimaduras provocam vermelhidão e muita dor. Além disso, provocam descamação na pele. É importante tratá-las
de forma adequada para que sejam curadas logo.
Importante: essas informações não substituem a orientação médica. Se você tiver queimaduras de sol procure um dermatologista e evite a automedicação.
1. O que é bom usar para queimadura de sol: calamina
A calamina pode ser encontrada nos formatos de spray, cremes e loções. Trata-se de um composto feito principalmente a base de óxido de zinco.
Sua principal utilidade é diminuir o volume de coceiras que essas queimaduras costumam provocar. Com isso, a calamina ajuda a reduzir de forma significativa desconforto.
Além disso, essa tipo de produto também costuma conter substâncias analgésicas e também antialérgicos. Portanto, auxilia na redução do ardor e também da irritação na região das queimaduras.
Caladryl e soladril são dois produtos à base de calamina fáceis de encontrar em qualquer farmácia.
2. O que é bom usar para queimadura de sol: banho frio e hidratação
Os banhos frios e a hidratação trazem vários benefícios para a cicatrização das queimaduras de sol, incluindo:
- Diminui as dores de forma considerável;
- Ameniza a sensação de calor no local da queimadura;
- Ajuda a evitar que a pele descame;
- Deixa a região da ferida mais fresca.
Os banhos frios devem ser tomados apenas com água, sem sabonete. Pois, uso de sabonete pode provocar o ressecamento da pele e até mesmo agredir o local da queimadura.
Já a hidratação da pele deve ser feita através de creme hidratantes. Para isso, faça aplicação em toda a região da queimadura algumas vezes durante o dia.
Não esqueça: se você tiver queimadura de sol, procure um médico dermatologista para maiores informações. Esse artigo não substitui a orientação médica.
3. Aplique Dexpantenol
O Dexpantenol é uma substância que possui propriedades hidratantes e nutritivas. Portanto, é indicada para aplicar em queimaduras solares. Desde que não haja a formação de bolhas nessas queimaduras.
É muito fácil encontrar essa substância à venda em farmácias, tanto no formato líquido quanto em creme. Pois, ela está presente em opções como Bepantol e o Bepantol Baby.
Sim, o Dexpantenol é a mesma substância presente em algumas pomadas e cremes para assadura. Então, o Dexpantenol é uma ótima alternativa para quem pergunta o que é bom usar para queimadura de sol .
Já a aplicação deve ser feita uma a três vezes durante o dia. Ou seguindo orientação médica, se for o caso.
4. O que é bom usar para queimadura de sol: compressa de água fria e camomila
Fazer compressas de água fria é uma boa escolha para quem tem queimadura de sol. Já que como mencionamos, a água fria ajuda a amenizar a dor e baixar a temperatura das queimaduras.
Portanto, você pode fazer esse procedimento várias vezes por dia. Além disso, você também pode utilizar chá camomila para lavar as queimaduras.
Pois, a camomila é uma planta que ajuda no processo de cicatrização e também possui propriedades calmantes. Com isso, ajuda muito a diminuir o incômodo que as queimaduras causam.
Concluindo
Há várias opções para amenizar a dor da queimadura de sol. Além de diminuir a dor, a irritação e o desconforto dessas feridas.
Contudo, se as suas queimaduras forem mais graves, o recomendado é procurar um médico. Por exemplo, quando há formação de bolhas ou sangramento.
Lembre-se que o objetivo desse artigo é informar o leitor. Portanto, não substitui o diagnóstico e a orientação médica. Procure um dermatologista para se informar melhor.
Agora você já sabe o que é bom usar para queimadura de sol. Dúvidas? Aproveite e deixe seu comentário!
Post anterior: Mesoterapia capilar para calvície: como funciona e quando fazer?