Insegurança no relacionamento – como resolver?
A insegurança no relacionamento é um problema comum. Mas, que precisa ser resolvido para que a relação possa progredir de forma saudável.
É claro que uma certa medida de insegurança é normal. Principalmente quando você começa um relacionamento. Afinal, tudo é novo nesse momento.
Contudo, é importante não deixar essa insegurança progredir e se tornar um problema maior. Por que, caso contrário, ela pode até mesmo acabar com a relação.
No artigo de hoje vamos entender melhor da onde surge a insegurança em relacionamentos. Além de conferir algumas dicas para amenizar e resolver o problema.
Porque ocorre a insegurança no relacionamento?
A insegurança em uma relação acontece principalmente por causa do medo. E conforme o entendimento de muitos profissionais de psicologia, isso é muito comum.
Pois, as pessoas possuem muitas expectativas e também receios. Então, a insegurança surge em diferentes situações, por exemplo:
- O medo de não ser o suficiente para o parceiro;
- Experiências anteriores que não foram muito boas e deixaram alguns traumas;
- Medo de não estar agradando a pessoa amada;
- O medo de sofrendo uma rejeição e ser abandonado;
- Medo que a relação termine, etc.
Ou seja, os medos são vários e todos despertam a insegurança. Mas, em um relacionamento saudável o medo deve diminuir e a confiança aumentar com o tempo.
Insegurança por longo tempo é sinal de alerta
Com o tempo, você vai conhecer melhor o seu parceiro e desenvolver laços mais íntimos com ele. Portanto, quando a insegurança permanece elevada por muito tempo, é um sinal de alerta.
Porque a insegurança também pode surgir quando um dos parceiros se sente inferior. Nesse caso, a pessoa pode sentir que não é digna do seu companheiro ou companheira. E começar a ter medo de ser rejeitada, trocada por outra pessoa, e assim por diante.
Nessas situações, também podem surgir outros problemas, como ciúmes exagerados, desentendimentos e brigas. Portanto, o ideal é buscar formas de solucionar a insegurança no relacionamento.
Dicas para resolver problemas de insegurança no relacionamento
Antes de tudo, é preciso buscar desenvolver uma relação de confiança e cumplicidade com seu parceiro. Pois a melhor forma de resolver o problema da insegurança é com amor e parceria.
Buscar o diálogo, tentar entender o seu parceiro e conversar sobre coisas importantes para ambos é necessário. E para isso tem 2 dicas que podem ajudar.
1. Melhore a sua autoestima
A autoestima baixa pode levar a um sentimento de inferioridade, que por sua vez leva ao medo e a insegurança. Então, para ter um bom relacionamento primeiro você deve cuidar bem de si mesmo.
Para isso, cuide das suas atividades pessoais e profissionais, acredite em si mesmo e desenvolva suas potencialidades. Além disso o autoconhecimento e compreenda também as suas limitações.
O importante é que você sinta que é uma pessoa que possui valor, para que sua confiança em si mesmo aumente.
2. Chega de comparações, elas aumentam a insegurança no relacionamento
Não fique comparando a sua relação atual com relacionamento anteriores. E também não compare você mesmo ou o seu parceiro com outras pessoas ou outros casais.
Cada pessoa é única, logo, não faz muito sentido se comparar aos outros. Então, busque ser autêntico, ou seja, você mesmo e deixe que os outros sejam eles mesmos também.
Fazer comparações aumenta o sentimento de insegurança. E pode trazer problemas a sua autoestima, além de conflitos com o seu parceiro.
Dicas finais
Vencer a insegurança no relacionamento requer que ambos os parceiros façam a sua parte. Logo, além de ficarem juntos e compartilharem a vida, ambos devem cuidar de si mesmos.
Mas, não se esqueça, se as atitudes do seu parceiro é que te deixam inseguro, é uma boa hora para reavaliar seu relacionamento.
Portanto, avalie tudo com cuidado antes de tomar uma decisão. Gostou das dicas? Deixe seu comentário!
Post anterior: Inverno Brilhante — Conheça E Aprenda Usar A Paleta de cores