Como estimular o crescimento do cabelo?
O cabelo é uma parte importante da estética do rosto e muitas pessoas buscam cabelos mais compridos, fortes e saudáveis. Neste guia, você vai aprender como estimular o crescimento do seu cabelo por vias naturais.
Como o cabelo cresce?
Antes de irmos para as dicas, vale a pena comentar um pouco sobre como é o processo de desenvolvimento dos folículos capilares. A estrutura do cabelo é composta majoritariamente por uma proteína plana denominada queratina. O cabelo cresce a partir dos folículos que se ligam a derme, no couro cabeludo.
Quais são as causas da queda de cabelo?
A queda de cabelo pode ter muitas causas, podendo ser multifatorial (com mais de uma causa no mesmo indivíduo). Entre as principais, podemos citar a causa genética, doenças, condições da tireóide, o uso de medicamentos, deficiências nutricionais e desregulações hormonais.
Leia também: Laser lavieen: a técnica especial para ter uma pele incrível
Como estimular o crescimento do cabelo?
Confira algumas dicas de como fazer o estímulo e a aceleração do crescimento capilar:
- Faça massagens no couro cabeludo: as massagens, feitas com certa frequência (duas a três vezes por semana) podem estimular a circulação sanguínea na região do couro cabeludo, tornando os nutrientes mais presentes e, por consequência, estimulando um crescimento capilar mais forte e saudável.
- Faça cortes com frequência: a frequência correta de cortes livrará seus fios das temidas pontas duplas, que trazem uma aparência de ressecamento para os fios.
- Escove o cabelo: a escovação ajuda a manter uma distribuição mais uniforme da oleosidade do cabelo, o tornando mais hidratado e modelado. Todavia, sempre escolha uma escova adequada para o seu tipo de cabelo.
- Evite a chapinha: pranchas, chapinhas, secadores e outras ferramentas que colocam calor nos cabelos podem gerar diversos danos, ressecamento e frizz, tornando seu cabelo ressecado e quebradiço. O uso de tais procedimentos, se feito, deve ser feito com o auxílio de um protetor térmico.
- Lave os cabelos com água fria: esse é um velho e sábio conselho. A água quente pode ser muito agressiva aos cabelos – principalmente em cabelos do tipo misto e seco. Isso porque elas removem a oleosidade natural dos fios, que serve como uma camada natural de hidratação e proteção. Ao lavar com água fria – ou mesmo morna – você evita essa remoção indevida de oleosidade natural dos fios.
- Use fronha de seda: pode parecer besteira, mas o tipo de tecido da fronha do seu travesseiro pode influenciar muito na saúde do seu cabelo. O tipo de tecido que recomendamos – por proporcionar uma maior leveza – é a seda.
- Evite bebidas alcoólicas: drogas, tabagismo e bebidas alcoólicas podem atrapalhar o crescimento do seu cabelo.
- Tome um multivitamínico: multivitamínicos, ou polivitamínicos, são produtos compostos por cápsulas de vitaminas, geralmente feitos para serem consumidos juntamente a refeições. Para tomar um suplemento desse, você deve consultar o seu nutricionista para uma melhor indicação.
- A alimentação é tudo: embora tomar vitaminas pode ajudar, os nutrientes que tornam os cabelos fortes vem da nossa alimentação. Uma alimentação rica e balanceada é fundamental para estimular o crescimento capilar. Busque por alimentos como ovos, feijões, bagas, camarões, nozes, sementes, espinafre e grãos integrais.