Problemas comuns de pé e tornozelo em crianças
As crianças são afetadas por muitas das mesmas condições dos pés que os adultos, incluindo verrugas plantares, pés chatos, dor no calcanhar e unhas encravadas.
Algumas dessas condições assumem características diferentes ou podem ocorrer com mais frequência em crianças devido à natureza de seu corpo em desenvolvimento e de seu estilo de vida ativo.
É importante saber quando procurar o conselho de um médico para que a criança possa evitar problemas nas extremidades inferiores no futuro.
Aqui estão alguns dos problemas mais comuns que encontramos com crianças.
Pés chatos e arcos caídos
Algumas crianças nascem com pés chatos. Em algumas dessas crianças, um arco mais normal aparece à medida que crescem.
Infelizmente, existem muitas condições dolorosas relacionadas aos pés chatos, como a tendinite de Aquiles e problemas com a fáscia plantar.
Se seu filho tem pés chatos e tem dores nos pés, pernas ou lombares, eles devem ser avaliados por um ortopedista.
Muitos tipos de pés chatos colocam um tremendo excesso de pressão nas articulações dos pés, tornozelos e pernas. Isso geralmente leva a problemas nas articulações mais tarde na vida.
Se seu filho tem dor associada a pés chatos, existem muitas opções de tratamento simples e eficazes disponíveis. Isso inclui mudanças no tipo de calçado, exercícios de alongamento e inserções de calçados customizados e não customizados.
Verrugas Plantares
As verrugas plantares são uma forma de vírus do papiloma humano (HPV).
Plantar significa planta do pé. A pele da planta do pé é bastante espessa, o que torna as verrugas que ocorrem lá mais difíceis de tratar em comparação com as verrugas em outras partes do corpo.
O vírus da verruga pode entrar no pé através de pequenos cortes ou rachaduras na pele. O vírus do papiloma humano se desenvolve em ambientes quentes e úmidos, como pisos de banheiros, piscinas e outras áreas de natação.
As verrugas plantares são muito contagiosas e podem se espalhar facilmente para outras áreas dos pés e para outros membros da família.
As verrugas plantares costumam ser confundidas com calosidades e podem ser distinguidas pela textura semelhante a “couve-flor” da verruga, pequenos pontos pretos (coágulos capilares dentro do tecido) e sangramento após a remoção de um calo que pode estar cobrindo a verruga.
Como as verrugas plantares ficam muito profundas no tecido, tratamentos como o congelamento e os ácidos de venda livre geralmente são ineficazes.
Os tratamentos mais bem-sucedidos realizados por médicos incluem agentes de formação de bolhas, ácidos tópicos mais fortes, cremes para força prescritos e injeções para estimular a resposta imunológica natural da criança.
Unhas encravadas dos pés
As unhas encravadas são um problema comum para as crianças. Conforme as crianças crescem, geralmente há uma incompatibilidade no tamanho do leito ungueal e da unha que o recobre. Isso faz com que a unha penetre na pele nas laterais da pele, causando dor e possivelmente infecção.
Outras causas de unhas encravadas em crianças incluem sapatos que são muito apertados e cortar a unha muito perto da pele.
Às vezes, uma unha encravada é de natureza crônica. Com o tempo, a borda do prego gradualmente desce. Eventualmente, a ponta da unha cava na pele e causa irritação ou dor.
Nestes casos, a infecção geralmente não está presente. Com uma unha encravada aguda, a pele adjacente infecciona. Isso é acompanhado por vermelhidão, dor e leve inchaço.
Dor no calcanhar
O calcanhar é uma área frequente de dor em crianças. Uma das causas mais comuns de dor no calcanhar está relacionada à inflamação da placa de crescimento do osso do calcanhar.
Isso geralmente ocorre quando as crianças estão crescendo rapidamente. Embora possa ocorrer em muitos ossos, a dor e a inflamação da placa de crescimento costumam ser observadas no calcanhar.
Esta inflamação da placa de crescimento é conhecida como doença de Sever. Embora essa condição seja temporária e não cause efeitos de longo prazo, a dor geralmente interfere na capacidade da criança de ser totalmente ativa e de praticar esportes.
Os sintomas geralmente podem ser controlados ou eliminados com exercícios de alongamento, elevação do calcanhar ou palmilhas personalizadas.
Às vezes, é necessário um período de descanso dos esportes ou mesmo uma breve imobilização em uma bota para ajudar a acalmar a dor.
Outras causas de dor no calcanhar em crianças incluem fascite plantar, tendinite de Aquiles e fraturas por estresse.
Dedos que apontam para fora ou para dentro
Quando a criança começa a andar, pode-se notar que os dedos dos pés ficam voltados para dentro (dedos para dentro) ou para fora (dedos para fora). Na maioria dos casos, essas condições se resolvem com o tempo, sem tratamento.
No entanto, alguns problemas subjacentes requerem tratamento. Pode ser necessário prescrever sapatos corretivos, talas ou aparelhos noturnos, dependendo da gravidade da condição.
Escolhendo o calçado adequado
Muitos problemas nos pés podem ser evitados ou melhor gerenciados, certificando-se de que você está escolhendo o sapato infantil correto para seu filho.
O cuidado adequado com os pés nunca está em primeiro plano na mente de seu filho, pois ele geralmente quer apenas o par de sapatos ou sapatos mais novos e legais que apresentem seus personagens favoritos.
No entanto, é importante que você os ajude a escolher sapatos que apoiem, sejam bem construídos e adequados para qualquer esporte ou atividade dos quais seu filho participe.
Se você tem um bebê, ele não precisa de sapatos até que esteja caminhando ao ar livre. Como as crianças estão sempre crescendo, é importante verificar o ajuste dos sapatos regularmente.
Uma criança em crescimento pode precisar de sapatos novos três ou quatro vezes em um ano.
Escolhendo os primeiros sapatos
Com menos de 5 anos, os pés das crianças crescem muito rápido e é importante que os ossos cresçam de forma correta.
Os pediatras costumam dizer que é melhor ter apenas 1 sapato bom e mais caro do que ter vários sapatinhos baratos e sem a qualidade necessária.
Os ossos dos dedos dos pés de um bebê são moles ao nascer. O pé de um bebê tem apenas 1 osso e o restante é cartilagem. Se esses delicados pezinhos forem apertados por sapatos inadequados, eles não podem se endireitar e crescer adequadamente.
É muito importante que o bebê fique descalço ou vestindo apenas meias de algodão e que os sapatos fiquem reservados apenas para os momentos de passeio.
É importante que os sapatos tenham o tamanho certo. Nada de comprar o sapato um número maior para durar mais tempo, pois essa atitude pode causar sérios problemas nos pés dos pequenos.
Se a traseira de um sapato escorregar quando seu filho fica na ponta dos pés, ele é grande demais.
Sapatos com cadarço elástico, fivela ou velcro são bons porque seguram o calcanhar no lugar e evitam que o pé deslize para a frente e danifique os dedos.
Uma marca de sapato infantil brasileira e muito recomendada por pediatras é a Gambo Premium Shoes.
Se possível, compre sapatos feitos de materiais naturais como couro, algodão ou lona, pois eles permitem que o ar circule. Sapatos de plástico suam os pés e podem causar infecções fúngicas e mau cheiro.
Gostou do texto?
Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar essas informações tão importantes em suas redes sociais.
Artigo escrito por: Equipe Petit Papillon Bebê & Criança.