7 dicas do que fazer com as crianças em dias de inverno
Distrair as crianças durante o clima frio não é uma tarefa fácil. Afinal, a baixa temperatura e a chuva impossibilitam a ida a lugares que os pequenos adoram, como praças e parquinhos ao ar livre.
No entanto, felizmente, há formas de distrair seus filhos mesmo dentro de casa. Mantê-los aquecidos durante o dia, com roupas quentes e confortáveis, e durante a noite, com o edredom ideal, é fundamental para protegê-los e garantir que possam brincar e descansar bem.
Para aproveitar os dias frios, confira algumas dicas de como divertir as crianças durante o inverno, de acordo com a idade delas.
0 a 1 ano
Bebês precisam ser estimulados desde cedo para se desenvolverem de forma saudável. Com isso, diferente do que muitos imaginam, é essencial dedicar uma parte do seu tempo para brincar com eles – especialmente no inverno, quando eles passam todo o tempo dentro de casa.
Para isso, não é preciso comprar brinquedos caros. Normalmente, o lar tem tudo o que é preciso: texturas, cores e efeitos como abrir, fechar, encaixar etc. Portanto, solte a criatividade e use o que você tem. Alguns objetos que podem ser utilizados, são:
- Esponjas limpas;
- Panelas;
- Panos coloridos limpos;
- Potes de plástico ou alumínio;
- Colher de pau.
Lembrando que a criança jamais deve ser deixada sozinha com esses itens, um adulto deve estar sempre por perto.
1 a 2 anos
Geralmente, nesta fase a criança já está andando e tem muita energia para gastar. Por isso, as brincadeiras podem (e devem!) ser mais elaboradas e cansativas, mas sempre estimulando o desenvolvimento neurológico.
Uma sugestão é usar garrafas pet e uma bola para brincar de boliche com os pequenos. Você pode pedir a ajuda deles para decorar as garrafas e depois ensinar como a brincadeira funciona. Certamente, eles ficarão muito empolgados em derrubar as garrafas.
Outra brincadeira que pode ser bem divertida é estourar as bolhinhas do plástico bolha. Afinal, quem não gosta da sensação do material se rompendo? Provavelmente os pequenos ficarão um bom tempo distraídos com a atividade.
2 a 4 anos
Nesta idade, já é possível propor brincadeiras focadas em áreas mais específicas do desenvolvimento da criança, como o equilíbrio, por exemplo.
Para isso, basta colocar uma corda no chão, ou marcar um caminho reto com uma fita, e pedir para os pequenos andarem sobre ela.
Outra sugestão é fazer um jogo de encaixe, que é uma excelente forma de desenvolver a coordenação olho-mão, o raciocínio lógico, a coordenação motora fina e a concentração dos seus filhos.
Você vai precisar somente de blocos de montar ou outro brinquedo parecido, canetinha e papel.
Com esse material em mãos, basta colocar o bloco em cima do papel e usar a canetinha para contorná-lo. As crianças ficarão impressionadas com os desenhos feitos por elas mesmas.
4 a 6 anos
Uma ótima e clássica brincadeira para crianças maiores é a “acerte ao alvo”. Para torná-la ainda mais divertida, você pode pedir a ajuda dos pequenos para montar o alvo e as bolinhas. Vocês precisarão apenas de papel e fita crepe.
O objetivo, como você já deve saber, é acertar as bolinhas o mais próximo possível do centro. Essa brincadeira, assim como a sugerida acima, estimula a coordenação olho-mão, o raciocínio lógico, a coordenação motora fina e a concentração.
7 anos ou mais
Para crianças com 7 anos ou mais, fazer uma corrida de aviões de papel pode ser mais divertido do que parece. Isso porque fazer os aviões, dobrando o papel, já entretém bastante as crianças.
Além disso, a brincadeira é ótima para desligá-los um pouco dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e computadores.
Talvez você encontre uma resistência por parte deles, mas não desanime e nem se estresse; mostre apenas o quanto o jogo é divertido e com certeza eles te darão uma chance.
Há ainda brincadeiras mais gerais, como pintura com giz de cera, lápis de cor, canetinha ou tinta; massinha de modelar; bolinha de gude, etc.
Deixe a criatividade da sua criança interior falar e aqueça os corações dos seus pequenos nesses dias frios